Perguntas frequentes

 

- Qual foi a motivação para a criação do Instituto? 

A motivação surgiu da necessidade de representação e valorização dos profissionais que atuam com as atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.


- Ele é uma entidade privada? 

Trata-se de entidade privada, sem fins lucrativos.


- Qual a finalidade do Instituto? 

Fundado em agosto de 2017 com o apoio de agentes dos mercados financeiro, de capitais e segurador, além de membros da Administração Pública atuantes na área de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e do terrorismo e seu financiamento, o IPLD terá como principais objetivos a representação e a permanente valorização dos profissionais que se dedicam às atividades de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo (PLD-FT).

 

Essas premissas serão alcançadas através do fomento, da união e da articulação dos conhecimentos e expertises dos associados, além da sinergia entre o setor privado e o setor público, o que contribuirá de forma efetiva para o constante aperfeiçoamento e êxito das atividades dos profissionais de PLD-FT.

 


- Como acontecerá o recrutamento para a formação das diretorias do IPLD? 

O recrutamento para a ocupação da presidência e das diretorias contará com o seguinte processo:

 

No evento de pré-lançamento, ocorrido em 20/06, foram abertas as autocandidaturas e indicações. Este processo permanece disponível no site do IPLD, até 30/06. Após a homologação das candidaturas, os profissionais da área poderão votar nos candidatos aos cargos, no período de 04/07 a 14/07.


- Quem pode se candidatar aos cargos do IPLD? 

Profissionais das áreas de PLD-FT, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria Interna, Inspetoria e Jurídico dos mercados financeiro, segurador e de capitais.


- Cargos disponíveis para indicação e ou candidatura 

O IPLD contará com seis cargos administrativos. São eles: Presidência; Vice Presidência; Diretoria Especialista; Diretoria Educacional e de Certificação Profissional; Diretoria de Comunicação e Eventos; e Diretoria de Administração e Finanças.


- Quais as principais funções do cargo de Presidente e Vice Presidente? 

Presidir reuniões, representar os associados nas esferas do governo (Legislativo, Executivo e Judiciário) e perante entidades representativas de outras categorias profissionais e setores empresariais; representar o IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover a aproximação e o estabelecimento de relações com entidades afins.


- Quais as principais funções do cargo de Diretor de especialista? 

Compor as comissões técnicas e as diretrizes gerais de atuação de cada uma delas; aprovar a criação de grupos de trabalho e as proposições apresentadas pelas comissões técnicas; submeter à Presidência as propostas que envolvam demandas junto a autarquias ou qualquer outro órgão representativo dos poderes constituídos.


- Quais as principais funções do cargo de Diretor Educacional e de Certificação Profissional? 

Coordenar a criação de programas de capacitação e de reciclagem profissional; desenvolver e coordenar a aplicação do exame de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT); tornar o CPLD-FT um pré-requisito para os profissionais que atuam ou desejam atuar nas atividades de PLD-FT; prospectar profissionais capacitados para atuar no programa de certificação e de capacitação.


- Quais as principais funções do cargo de Diretor de Comunicação e Eventos? 

Atuar, em conjunto com a Presidência ou em substituição ao seu titular, na representação do IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover palestras, workshops, fóruns de debate e seminários aos associados e a contínua expansão das atividades do IPLD.


- Quais as principais funções do cargo de Diretor de Administração e Finanças? 

Subsidiar as atividades do Conselho Fiscal; coordenar a gestão contábil, financeira a administração geral do Instituto; coordenar os registros, atos, contratos e documentos atinentes ao exercício do objeto social do IPLD; planejar, promover, acompanhar, coordenar e avaliar as atividades de administração geral do Instituto.


- Quem pode votar? 

Qualquer profissional dos mercados financeiro, segurador e de capitais, independente da área em que atuam.


- O que são as comissões técnicas do IPLD? 

As comissões técnicas, efetivas e temporárias, são grupos formados por associados ao IPLD que, voluntariamente, contribuem para a qualidade e aprofundamento das discussões realizadas pela Academia. Cada comissão será composta por, no mínimo, três membros especialistas no assunto em debate e, eventualmente, poderá contar com convidados externos.


- Quais serão os Programas de capacitação? Quando começam a funcionar? 

O IPLD está trabalhando no desenvolvimento da Certificação Profissional para que seja lançada em setembro de 2017. Após a constituição das Diretorias, os demais programas de capacitação serão trabalhados e amplamente divulgados para os profissionais da área.


- O que são os acordos de cooperação nacionais e internacionais? 

Tendo em vista que o Instituto é uma entidade representativa dos profissionais atuantes nas atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, a ideia inicial é que o Instituto possa promover e/ou participar de grupos de debates dentro e fora do Brasil.