10/01/2019

Série Grandes corporações: 01 – Dificuldades na identificação de situações suspeitas

10/01/2019

Por: Airton Areias, Alexandre Botelho e Horciliano Marques

Desenvolver um trabalho eficaz para o monitoramento e a identificação de operações e situações atípicas ou suspeitas nas grandes corporações é um complexo desafio, por diversos fatores.

Um deles, é o fato de que um grupo empresarial de grande porte, eventualmente envolvido com a lavagem de dinheiro, não deixará de realizar as suas atividades lícitas, o que acaba propiciando a “mescla” dos valores auferidos em atividades lícitas com recursos de origem ilícita, os quais acabam sendo “misturados”, dificultando sobremaneira a identificação de suspeitas de irregularidades.

Ipld_Corporacoes

Além disso, essas empresas normalmente possuem estruturas societárias ou acionárias robustas e sofisticadas, podendo inclusive constituírem holdings que abrangerão as empresas coligadas, inclusive, em alguns casos, com ramificações em negócios internacionais.

Tais circunstâncias acabam por facilitar o crime de lavagem de dinheiro, pois propiciam a ocultação de valores originários de práticas ilícitas, principalmente nas situações em que a gestão financeira do grupo empresarial é realizada de forma centralizada.


Autor: Airton Areias
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Financeira.Atua há mais de 30 anos no mercado financeiro, tendo trabalhado nas áreas de Câmbio, Auditoria Interna e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, além de ser certificado pela ACAMS, desde 2008. No IPLD, é membro da Comissão de Certificação.
Autor: Alexandre Botelho
Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças, especialização em Banking e MBA em Gestão Financeira e Risco.Possui mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro.
Autor: Horciliano Marques
Superintendente de prevenção à lavagem de dinheiro em uma instituição financeira de grande portepossui mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro e é membro certificado da ACAMS – Association of Certified Anti-Money Laundering Specialist (Associação de Especialistas Certificados em Antilavagem de Dinheiro).