Afinal, quem é PEP?

Acompanhe nossa série e fique por dentro das definições de PEP, dos riscos associados a ela e muito mais

Disponibilizado em 09/01/2019


Série PEP: 12 - Cuidados necessários ao se associar à PEP

Por: Talita de Carvalho

PEPs podem ser ótimas aliadas para as empresas

 

Pode ser relevante para os interesses de uma empresa associar-se a uma PEP (Pessoa Exposta Politicamente), porém, em razão dos riscos que as envolve, as instituições devem adotar alguns cuidados. É preciso avaliar, por exemplo, o setor de atuação, tipo de secretaria ou órgão pelo qual ela responde, a região e a esfera administrativa na qual atua, além de verificar características da legislação do país onde a PEP se encontra.

 

   
  "No Brasil, dados da Procuradoria da República mostram que a corrupção está presente em todas as esferas do poder."   
   

 

A porcentagem referente ao índice de percepção a este crime, segundo o levantamento, varia entre cinco a trinta, nas três esferas do poder público. Este tipo de levantamento deve servir como alerta para todas as empresas que mantêm, ou desejam cultivar, relação com PEPs.

 

Para as empresas, o acesso prévio a informações a respeito de mudanças na área fiscal, em linhas de financiamento, ou sobre desapropriações e regulamentações setoriais, pode ser significativo para os negócios. Por isso, PEPs podem ser ótimas aliadas para que, de certo modo, garantam segurança nas decisões que envolvam uma empresa. Porém, é indispensável, que tal relacionamento seja baseado em valores como transparência e ética.

 

Consultar listas restritivas nacionais e internacionais são medidas que ajudam as empresas acerca deste relacionamento. Após coletar dados e informações a respeito da PEP, a empresa pode avaliar os riscos aos quais está associada e, a partir desta análise, decidir pelo tipo de relação que será desenvolvida. Além disso, ao longo do relacionamento, a instituição deve manter um rigoroso monitoramento a respeito da PEP.

 

Imagem

Empresas devem manter rigososo monitoramento acerca das PEPs

 

Desta forma, o relacionamento com PEPs pode ser cultivado pelas empresas, tendo como base, valores institucionais. Estes cuidados, além de prevenir perdas financeiras, são essenciais para a proteção reputacional da instituição.