WEBINAR

A nova Circular Susep 612/2020 sobre PLD/FT - O que muda na prática?

Objetivo:

Desde 2 de setembro, seguradoras, corretores de seguros e resseguradoras foram enquadrados em novas regras sobre a política, os procedimentos e os controles internos destinados à prevenção a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. As mudanças fazem parte da Circular nº 612 da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Mas o que muda na prática?

Formado por 52 artigos, o novo regramento entrará em vigor em 1º de março de 2021 - exceto os artigos que tratam do cumprimento das Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que têm vigência imediata. Entre as novas exigências consta uma maior clareza no monitoramento de pessoas expostas politicamente e a inclusão de novos critérios para a análise das operações que devem ser comunicadas ao COAF.

Para explicar melhor como essa mudança vai impactar o mercado de seguros privados, o IPLD convidou dois especialistas no tema para compor o próximo webinar. Participe da discussão e fique por dentro do processo de adaptação à nova Circular por parte das supervisionadas pela Susep.

Informações

  • DATA
    Aconteceu em: 22/10/2020

  • HORÁRIO
    disponível 24h

  • LOCAL
    Gravação do Webinar na integra

Palestrantes

Estela Gouveia

Estela Gouveia

Membro da Comissão de Certificação do IPLD e Especialista em PLD-FT da Tokio Marine Seguradora. Formada em Tecnologia em Processamento de Dados e Licenciatura em Ciências. Possui mais de 20 anos de experiência no setor financeiro. Membro da Comissão de Certificação do IPLD..

Gustavo Dias

Gustavo Dias

Assessoria de Estudos e Relações Institucionais da Susep. Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ e pós-graduado pelo Programa Management of Technology in Computer Networks do NCE/UFRJ e graduado em TI. Analista da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP desde 2002, atuando como especialista de PLD/CFT na Assessoria de Estudos e Relações Institucionais da Susep. Atua também como Conselheiro da SUSEP no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF e como representante do Brasil e da SUSEP junto à Financial Crimes Task Force da IAIS, na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA e na delegação brasileira do GAFI/FATF. Leciona como professor convidado desde 1996, já tendo atuado em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na UFRJ..

INVESTIMENTO

Gratuito