20/06/2022 Atualizado em : 02/04/2024

Compliance End to End (E2E) & Omnicompliance

20/06/2022 Atualizado em : 02/04/2024

Nos últimos 10 (dez) anos o compliance vem ganhando cada vez mais abrangência e se tornando cada vez mais complexo, pois interage com Governos, sociedades, indivíduos, meio ambiente, leis, sistemas, empresas entre outros.

Novos conceitos vêm surgindo, além de ferramentas e sistemas que integram toda essa magnitude que é o compliance.

Mediante esses acontecimentos e práticas de compliance, esclarecemos o COMPLIANCE END TO END (E2E) & OMNICOMPLIANCE, esses conceitos são bem semelhantes, mas com aplicabilidade distinta.

COMPLIANCE END TO END (E2E)
O Primeiro ponto, “end to end” pode ser traduzido como “de ponta a ponta”, é uma técnica de gestão que visa conectar todos os processos, possibilitando uma visão 360º dos processos, além de controlar tudo que está sendo feito do começo ao fim, ou seja, uma cadeia de Compliance “end to end” deve ser utilizada e conhecida pelas empresas e pelos profissionais de compliance, é uma estratégia de gestão entre todos os processos de compliance, passando pelo gerenciamento, conceitos, ferramentas utilizadas e a aplicabilidade do compliance, desde a formação dos colaboradores, relacionamento com clientes, fornecedores, governos, sociedades e outros

O E2E permite ter uma visão global de todos os processos, além fiscalizar se tudo está sendo feito conforme o que foi planejado, de modo a evitar falhas, reafirmar os valores, missão da empresa e a conformidade.

Uma cadeia end to end é uma cadeia integrada, onde todos os processos são interligados e o trabalho de todos os colaboradores é alinhado. O objetivo é organizar um grande ciclo colaborativo, conferindo ritmo e eficácia aos processos.

Uma cadeia end to end bem ajustada resulta em processos mais eficientes e ágeis, decisões mais acertadas e aderente com a conformidade das normas, políticas, leis, ética e moral.

Podemos concluir que as empresas e os profissionais de compliance devem conhecer “de ponta a ponta” (end to end) todo o processo de Compliance, Governança, Risco, Controles Internos, PLDFT, Auditoria, LGPD, ESG, SOX, Frameworks (ISO, Cobit, COSO), Due diligence, checagem de terceiros, background check, Planejamento Estratégico, Plano de Continuidade de Negócios, Canal de Denúncias e Ouvidorias e todas as práticas voltadas para o compliance.

O OMNICOMPLIANCE
O Segundo tópico vem do termo em latim “Omnis” significa “tudo/todos/totalmente”, refere-se à integração de todos os elementos, ferramentas e processos de compliance, com objetivo de oferecer Transparência, Integridade, Confiabilidade, Conformidade e Ética para toda a cadeia de steakholders.

O OMNICOMPLIANCE voltado para os clientes, consumidores e a sociedades.
O compliance deve atender a tudo e a todos, e todos devem entender e compreender o compliance, podemos exemplificar o seu funcionamento da seguinte forma: Todos devem conhecer os seus direitos como consumidores, todos devem saber que seus dados são pessoais, e que não pertence às empresas e sim a seus titulares, essa é aplicabilidade da LGPD, as empresas devem aplicar o “ESG” ou “ASG” para todos, para toda a comunidade e sociedade, além da Lei SOX, cuja suas aplicabilidades e sanções são para proteção do mercado de capitais, dos investidores, governos e sociedade.

Todos devem cumprir e obedecer às leis, normas e regulamentos, e tudo deve estar em compliance.

O OMNI COMPLIANCE voltado para o Mundo Corporativo
É a integração automatizada do Compliance, Governança, Risco, Controles Internos, PLDFT, Auditoria, LGPD, ESG, SOX, Frameworks (ISO, Cobit, COSO), Due diligence, checagem de terceiros, background check, Planejamento Estratégico, Plano de Continuidade de Negócios, Canal de Denúncias e Ouvidorias e todas as práticas voltadas para garantir o cumprimento de normas, melhores práticas, diretrizes de diversos atos regulatórios e a efetividade de processos, isso tudo em um único ambiente sistêmico ou plataformas.

É possível entender o compliance como um conjunto de regras que faz com que uma empresa esteja em sintonia com leis, regulamentos e normas referentes ao seu segmento de atuação.

Algumas empresas possuem plataformas ou sistemas de gerenciamento integrando todo o compliance e interagindo com diversos departamentos e colaboradores para que todas as decisões sejam tomadas de forma rápida e segura, sendo possível ter o OMNICOMPLIANCE automatizado em uma única plataforma, pois podemos realizar numa mesma plataforma diversas tratativas de Compliance, PLDFT, Risco, passando por LGPD, ESG, Planejamento Estratégico, Plano de Continuidade de Negócios, Sox, até Auditoria, Governança e outros.

Hoje, já é possível executar as atividades do OMNICOMPLIANCE em um único sistema ou plataforma.

O OMNICOMPLIANCE garante:

  • Gerenciamento de conformidade por meio de conformidade, execução e avaliação oportunas;
  • Gestão de Auditoria com planejamento centralizado, rastreamento, acompanhamento e monitoramento;
  • Gestão de Riscos Empresariais, Avaliação de Riscos e Pesquisas de Avaliação de Controles;
  • Status de Conformidade – Risco – Controle – Processos;
  • Cronograma de Avaliação de Conformidade;
  • Mapeamento de atividade do usuário;
  • Monitoramento do indicador chave de não conformidade (KRI);
  • Painel de gerenciamento/mapa de calor.
  • Execução de conformidade e avaliação de conformidade, perfil de risco e controles, pesquisa de autoavaliação e gerenciamento de auditoria. Cada um desses módulos terá fortes recursos de painel de relatórios e monitoramento.

Resumidamente podemos dizer que o Compliance “End to End” (E2E) deve ser conhecido e aplicado pelas empresas e por todos os profissionais de compliance “de ponta a ponta” participando de todo o processo de compliance, PLD, Governança, Controles, Riscos, Auditoria, Planejamento Estratégico, Plano de Continuidade de negócio (PCN), ESG, SOX, Frameworks como ISO, COSO, COBIT e outros.    

Já o OMNICOMPLIANCE é a automação, a integração do Compliance E2E em um único sistema ou plataforma de compliance.

Referências:


Autor: Alberto Luiz Bloise Jaccoud Cardoso
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes e Direito pela Universidade Estácio de Sá. Especializou-se em Direito com prática Forense pela FEMPERJ (Fundação Ministério Público do Estado do RJ), Pós-graduado em Planejamento Estratégico e Qualidade Total, em Direito Empresarial e Societário, ambos pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente estuda MBA em Controladoria pela Escola de Negócios Saint Paul. Possui experiência em Instituições Financeiras, BIG FOUR, Indústrias de OIL & GAS, Advocacia, Finanças, Consultorias, Auditorias Empresariais e Compliance. Vivenciando ambiente de empresas nacionais e internacionais, passando por diversas áreas e departamentos, tendo atuado na Gestão Financeira, Comercial, Jurídica, Auditoria e Compliance.