Como identificar o crime de lavagem de dinheiro em grandes corporações?

Saiba quais são as principais dificuldades e desafios para a identificação do crime de lavagem de dinheiro nas operações financeiras de grandes corporações

Disponibilizado em 10/01/2019


Série Grandes corporações: 04 - Acompanhamento das grandes corporações

 

Por: Airton Areias, Alexandre Botelho e Horciliano Marques

Outro forte aliado para assegurar o adequado acompanhamento das grandes corporações é o Programa “Conheça seu Cliente”, que tem, como um de seus objetivos, manter um rigoroso monitoramento da idoneidade das empresas integrantes do grupo, bem como de seus sócios, controladores, administradores e procuradores. 

 

Informações derivadas da mídia, das listas públicas nacionais e das listas internacionais são de fundamental importância para o acompanhamento da conduta dessas corporações.

 

ipld_corporacoes

 

Para que essas ações alcancem a eficácia desejada, torna-se necessário o constante investimento na qualificação dos profissionais envolvidos nessas atividades, a fim de que estes tenham adequado conhecimento dos modelos de negócios dessas corporações e sejam capazes de identificar desvios ou anomalias relativas a gestão financeira, produtos e serviços contratados, formas de tributação, contrapartes envolvidas nas operações e respectiva estrutura de governança corporativa.

Além das ações já mencionadas, também é importante que se obtenham informações detalhadas relativas às demonstrações financeiras da empresa ou grupo empresarial e seus respectivos regimes tributários, a fim de que seja possível avaliar a coerência e a compatibilidade dos dados apresentados.

 

Também é importante recorrer aos dados extraídos das operações de outras empresas ou grupos empresariais que atuam no mesmo segmento.

 

Esta ação é importante, pois visa a identificação de incompatibilidades relevantes, bem como fazer uso de novas tecnologias que permitam a identificação de mudanças significativas nos padrões de comportamento desses clientes.

Dessa forma, ao contar com equipes qualificadas que possam recorrer a tecnologias avançadas e a informações detalhadas sobre os perfis e as características individuais desses clientes, torna-se possível desenvolver um trabalho cada vez mais eficaz e assertivo de prevenção à lavagem de dinheiro em grandes corporações.

 

 

Conheça os Autores

Autor

Airton Areias

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Financeira. Atua há mais de 30 anos no mercado financeiro, tendo trabalhado nas áreas de Câmbio, Auditoria Interna e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, além de ser certificado pela ACAMS, desde 2008. No IPLD, é membro da Comissão de Certificação.

 

Autor

Alexandre Botelho

Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças, especialização em Banking e MBA em Gestão Financeira e Risco. Possui mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro.

 

Autor

Horciliano Marques

Superintendente de prevenção à lavagem de dinheiro em uma instituição financeira de grande porte, possui mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro e é membro certificado da ACAMS - Association of Certified Anti-Money Laundering Specialist</em > (Associação de Especialistas Certificados em Antilavagem de Dinheiro).