IPLD lança Código de Conduta Ética do Profissional de PLD-FT

Disponibilizado em 02/10/2018

CLIQUE AQUI e faça o download do Código de Conduta Ética do Profissional de PLD-FT.

 

Vivemos tempos de grande tensão devido a dificuldades políticas e econômicas causadas, entre outros pontos, por corrupção e lavagem de dinheiro. Tendo isto em vista, as atividades exercidas pelos profissionais de PLD-FT ganharam mais importância, dentro e fora do ambiente empresarial.


A busca pelo lucro responsável deixou de ser um acessório e ganhou status de relevância. Assim, o profissional passou a ter funções cada vez mais específicas e complexas.


Isso ocorre, pois, as exigências para PLD-FT, hoje, vão além da boa execução das atividades. O profissional necessita estar em conformidade com os princípios da legalidade, cooperação, transparência e idoneidade.


Visando ir além dos conhecimentos técnicos, o IPLD (Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo) desenvolveu o primeiro Código de Conduta Ética do Profissional de PLD-FT.


O documento é completo e apresenta temas como: Princípios Gerais sobre a Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Regras de Conduta, Princípios Éticos, Riscos e Ameaças, Penalidades.


Os assuntos abordados pelo Código de Conduta Ética têm como objetivo não tratar apenas das atividades do profissional, mas também de seu comportamento no ambiente externo, do sigilo em relação às ações de PLD-FT, da importância de não se deixar levar por pressões ou ofertas financeiras de agentes internos ou externos, entre outros aspectos.


Diante de todas estas necessidades, o IPLD desenvolveu o documento, pois tem a consciência de que as atividades de PLD-FT visam um contexto maior, voltado para justiça e o bem comum.


Desta forma, o instituto convida a todos os profissionais, que tenham a mesma visão de que PLD-FT vai muito além do âmbito empresarial, para ter acesso ao Código de Conduta Ética do Profissional de PLD-FT.