Qual o perfil de um bom profissional de PLD-FT? Parte 4

Elaboramos uma série especial de pílulas sobre "O Profissional de PLD-FT". No quarto e último texto, saiba a importância das certificações profissionais

Disponibilizado em 01/11/2018

Parte 4 - Entenda a importância do desenvolvimento constante e da certificação profissional 

 

Todos os conhecimentos, competências e habilidades citadas nesta série fazem com que um profissional seja referência em PLD-FT. Todavia, para que esta colocação não seja ultrapassada, faz-se necessário um desenvolvimento contínuo.

 

Desenvolvimento e Certificação:




IPLD Desenvolvimento profissional

É necessário se atualizar quanto às melhores práticas de mercado



 

É imprescindível que todo profissional de PLD-FT realize constantes atualizações, não apenas quanto às leis e regulamentos, mas também em relação às melhores práticas nacionais e internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Uma boa estratégia é participar das reuniões de comissões e subcomissões formadas por federações e associações como Febraban, ABBC, ABBI, Acrefi, ANEF e Anbima, entre outras, ou integrar institutos e/ou associações.

 

A ACAMS, Associação de Especialistas Certificados em Antilavagem de Dinheiro, é reconhecida mundialmente como certificadora internacional em AML (Anti-Money Laundering). Respeitada por agências governamentais na maior parte do mundo, conta com mais de 55 mil associados e 27 mil profissionais certificados em 175 países. É a principal organização internacional dedicada ao intercâmbio de conhecimentos e habilidades dos profissionais envolvidos na detecção e prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo e crimes financeiros, nos setores público e privado.

 

Já no Brasil, em 2017, foi criado o IPLD (Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo), que tem como principais objetivos incentivar, valorizar, representar e defender os interesses dos profissionais que se dedicam às atividades de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo (PLD-FT). Assim como a ACAMS, o IPLD também oferece uma certificação para os profissionais de PLD-FT, denominada “Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo – CPLD-FT”. Porém, essa é a única certificação concebida exclusivamente com base na legislação e regulamentação brasileiras, sendo, portanto, recomendável aos profissionais que atuam ou atuarão apenas em ambiente doméstico.

 

Referências

https://www.infi.com.br/noticias/68/certificacao-profissional-em-pld-acams

http://www.acrefi.org.br/biblioteca/guia-de-boas-praticas-para-pld.pdf

http://www.ipld.com.br/editorial/as-legislacoes-que-o-profissional-de-pld-ft-precisa-conhecer

 

(Parte 1/4): Saiba quais os conhecimentos que o mercado espera deste profissional

(Parte 2/4): Conheça as competências necessárias para o profissional de PLD-FT

(Parte 3/4): Saiba mais sobre as habilidades necessárias ao profissional de PLD-FT

(Parte 4/4): Desenvolvimento e certificação profissional