Tipologia de Lavagem de Dinheiro: “Stooges" ou "Laranjas”

Tenha acesso ao levantamento feito pelo IPLD sobre as principais tipologias de lavagem de dinheiro

Disponibilizado em 23/01/2019

                                                                                       A lavagem de dinheiro por meio de "laranjas" é uma das práticas mais comuns no Brasil

 

Nos Estados Unidos, esta tipologia é chamada de Stooge, que é o mesmo que fantoche, aqui no Brasil é chamada de “Laranja” ou “Testa de ferro”. Ela ocorre quando uma pessoa é utilizada no mecanismo de lavagem de dinheiro, para aparecer como proprietária de empresas ou para ocultar transações financeiras dos verdadeiros controladores. O objetivo é sempre o mesmo, não revelar os verdadeiros beneficiários.  Na prática, o indivíduo empresta os seus dados bancários e pessoais, para que terceiros façam uso destes dados, abrindo empresas ou realizando transações bancárias e financeiras. 

 

   
  O Laranja é o dono por direito, porém, quem usufrui ou responde pelos bens é o verdadeiro dono que, por sua vez, está oculto.  
  

 

Há casos nos quais o Laranja é uma pessoa leiga, seus dados pessoais são usados de forma ilegal, sem que ela saiba. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de perda ou roubo de documentos. Há ainda pessoas que assinam contratos sem o devido conhecimento. Entretanto, há aqueles que recebem pelo uso de seus nomes de forma criminosa.  

 

 

A lavagem de dinheiro por meio de “Laranjas” ou “Stooge” sempre existiu e é uma das práticas mais comuns no Brasil e em todo mundo, sendo uma das mais antigas nos mecanismos de lavagem de dinheiro.

Assista e leia algumas matérias sobre o caso:

 

Assista:

 

Leia:

http://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/grife-de-roupas-masculinas-e-investigada-por-lavagem-de-dinheiro-e-sonegacao-fiscal-06102018

 

https://epoca.globo.com/lula-enfrenta-julgamento-sobre-sitio-de-atibaia-23231728

 

https://extra.globo.com/noticias/brasil/homem-apontado-como-laranja-de-cabral-vai-para-prisao-domiciliar-20754402.html

 

http://www.blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=169505