COAF, o que você sabe sobre ele?

Acesse nosso conteúdo sobre o Coaf e conheça suas principais atribuições e funcionamento

Disponibilizado em 13/12/2018


Série Coaf: 04 - Analisar as comunicações recebidas e produzir Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs)

Por: Alexandre Botelho

 

ipld_coaf_rif

A partir do recebimento das comunicações, o COAF trabalha com a mineração de dados e modelos preditivos de análise, ou seja, um modelo de Abordagem Baseada no Risco (ABR). Dessa forma, quando uma comunicação é recebida, os dados são lançados em uma central de gerenciamento de riscos que opera com mais de 80 atributos que serão analisados pelo próprio sistema, comparando as comunicações com aquelas que tenham maior ou menor risco em relação à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

 

Após essa etapa, as análises serão realizadas sempre em função do risco mais alto para o mais baixo, uma vez que o órgão ainda não dispõe da infraestrutura necessária para realizar a análise de todas as comunicações recebidas.

 

Concluídas as análises das comunicações recebidas e, havendo a confirmação de indícios da ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro ou de financiamento ao terrorismo, o COAF produzirá os chamados Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs).

 

Em 2018, o COAF produziu mais de 7 mil RIFs com base em 321 mil comunicações que envolviam 364 mil pessoas.

 

 

Conheça o Autor

Autor

Alexandre Botelho

Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças, especialização em Banking e MBA em Gestão Financeira e Risco. Possui mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro.