13/12/2023

Livros fundamentais para você entender mais sobre PLD-FTP

13/12/2023

Confira uma seleção com oito livros fundamentais para quem deseja se aprofundar em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PLD-FTP), um campo importante para entender como essas práticas impactam a economia e a segurança global.

A constante evolução no campo da PLD-FTP torna imperativo para os profissionais da área manterem-se atualizados com as tendências e entendimentos legais. Nesse contexto, livros que são referência na área assumem um importante papel. Além de fornecerem valiosas análises, eles também moldam a compreensão de como as práticas ilícitas evoluem e afetam a sociedade globalmente. 

Para facilitar o entendimento das transformações na área, o IPLD fez uma seleção de leituras essenciais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no tema. Confira a seguir:

Perspectivas do Terrorismo Transnacional Contemporâneo”, de Carlos Frederico Felício Fagundes, Jorge Mascarenhas Lasmar, e José Fernando Moraes Chuy 

 

Uma obra inovadora e inédita no Brasil que reúne pesquisadores e práticos que há muito têm se debruçado sobre a questão da prevenção e enfrentamento do fenômeno do terrorismo. Organizado em treze capítulos, o livro se divide em duas partes. A primeira reúne capítulos que levam o leitor a um melhor entendimento acerca de diversos aspectos do terrorismo no mundo contemporâneo. A segunda parte traz capítulos relacionados às diferentes perspectivas do enfrentamento ao terrorismo transnacional e o cenário brasileiro. Dessa forma, o livro reúne uma grande diversidade de temas relacionados ao fenômeno a partir de abordagem multidisciplinar, com uma linguagem moderna, clara e direta que reflete a longa experiência dos autores nesta área.

Passaporte para o terror: os voluntários do estado islâmico”, de Jorge Mascarenhas Lasmar e Guilherme Damasceno Fonseca

Esta obra tem a difícil tarefa de entender o que motiva a enorme presença de estrangeiros no autodenominado “Estado Islâmico”. São mais de 30 mil homens, mulheres e crianças vindos de quase cem países, que largaram tudo para se juntarem ao Califado. A enorme diversidade econômica, social e cultural desses estrangeiros torna impossível encontrar algum padrão ou conjunto de fatores que explique todos os casos. Assim, este livro debruça-se sobre estórias e entrevistas individuais, o conteúdo jihadista das mídias sociais, além do próprio material de propaganda do ISIS, para trazer ao leitor uma explicação daquelas motivações que parecem explicar o maior número desses casos.

Dark Commerce: How a New Illicit Economy Is Threatening Our Future”, de Louise Shelley

Embora a humanidade tenha negociado bens tangíveis por milênios, a tecnologia recente mudou os fundamentos do comércio, tanto em economias legítimas quanto ilegais. Nas últimas três décadas, as formas mais avançadas de comércio ilícito romperam com todos os precedentes históricos e, como “Dark Commerce” relata, agora operam como se estivessem sob o efeito de esteróides, atreladas a computadores e mídias sociais. Neste novo mundo do comércio ilícito, que beneficia estados e participantes diversos, o comércio é impessoal e anonimizado, e lucros vastos são feitos em curtos períodos com responsabilidade limitada para vendedores, intermediários e compradores.

The Islamic State’s Mujahidas: From Participants to Defenders of the Caliphate”, de Maria Luiza Batista

O livro tem como objetivo compreender como as mudanças no contexto em que organizações terroristas operam podem impactar sua estratégia e, consequentemente, afetar a maneira como as mulheres participam do grupo. Para conduzir essa análise, a autora propõe um estudo de caso do Estado Islâmico (EI). A pesquisa contribuirá para a compreensão das diversas formas pelas quais as mulheres podem participar e colaborar com o terrorismo. É importante destacar que este tema ainda permanece pouco estudado na literatura.

Non-Western Responses to Terrorism”, com edição de Michael J Boyle

Este livro analisa como estados não ocidentais responderam às ameaças do terrorismo doméstico e internacional de maneiras consistentes com e reflexivas de suas amplas tradições históricas, políticas, culturais e religiosas.

Ilícito. O ataque da pirataria, da Lavagem de Dinheiro e do Tráfico à Economia Global”, de Moisés Naím

As redes mundiais de comércio ilegal de armas, drogas, órgãos humanos, imigrantes, bens falsificados, prostitutas, arte roubada, além do terrorismo e da lavagem de dinheiro são hoje uma parte consolidada da economia internacional e movimentam centenas de bilhões de dólares ao ano. Nesse livro, o autor realiza uma investigação detalhada e pioneira sobre um lado pouco conhecido da globalização: as atividades ilícitas. Contrabandistas, traficantes e piratas sempre existiram, mas nunca com um poder econômico que gira em torno de 10% de todo o comércio mundial, muito menos com um poder político capaz de controlar nações inteiras. Com dados surpreendentes e exemplos atuais, o autor, faz de “Ilícito” uma contribuição indispensável a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre essa nova economia global, mais interligada, mais rápida e menos sujeita ao controle dos Estados.

Hamas and Suicide Terrorism: Multi-Causal and Multi-Level Approaches”, de Rashmi Singh

O livro analisa as causas fundamentais do terrorismo suicida, tanto no nível da elite quanto no dos membros comuns do Hamas, e também explica por que essa tática desapareceu no período pós-2006. Este volume adota uma abordagem multi-causal e multi-nível para analisar o uso de atentados suicidas pelo Hamas e seus operativos individuais no conflito israelense-palestino. Utiliza um extenso trabalho de campo e entrevistas realizadas no local para explorar além da superfície e compreender por que e como as operações suicidas foram adotadas como um mecanismo sustentado de engajamento no conflito israelense-palestino.

Terrorist Financing”, de William Vlcek

Um estudo claro e rigoroso dos esforços internacionais para combater o financiamento do terrorismo torna-se adequado para uma variedade de cursos em relações internacionais, política e economia política global. Ele oferece uma análise abrangente dos esforços pós-11 de setembro para contrariar o suporte financeiro a atores terroristas, incluindo os desafios mais recentes das tecnologias de pagamento não monetário, bem como estratégias para combater o financiamento do terrorismo em regimes onde territórios e populações são controlados, como no caso do Estado Islâmico.