As alterações no programa de Certificação Profissional em PLD-FT

Disponibilizado em 26/05/2020

Um dos compromissos do IPLD refere-se à excelência na qualificação dos profissionais que atuam no setor de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD-FT). Esse cuidado passa também pelo programa de certificação CPLD-FT, cujo exame está em processo de remodelação. "É nossa preocupação e responsabilidade manter o conteúdo sempre atualizado", explica Altair Nascimento, Coordenador da Comissão de Certificação. 

 

A certificação é referência nacional e a única prova que contempla em seu conteúdo programático os aspectos específicos da legislação e das regulamentações brasileiras de PLD-FT. Avalia o conhecimento dos profissionais sobre os requisitos dos segmentos dos mercados financeiro, de capitais e segurador, como exemplos, além de contemplar as diretrizes e recomendações que constituem as melhores práticas nacionais e internacionais.

Segundo Altair, o exame passará por duas fases de renovação. A primeira delas, já concluída, refere-se à atualização de normativas e leis. O setor é dinâmico e  mudanças na legislação e procedimentos sempre ocorrem. A certificação terá o cuidado de avaliar os profissionais quanto às diretrizes nacionais e também internacionais. 

 

Na segunda fase do trabalho será feita a remodelação da estrutura da certificação e inclusão de outras regulamentações. Até a última edição, o exame era composto por 11 módulos, com o total de 100 perguntas de múltipla escolha. Com a nova reorganização, a prova passa a ter 7 módulos, que abrangem todo o conteúdo programático previsto no Guia de Referência de Estudos, que também foi atualizado, mantendo o mesmo número de questões. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 70% das perguntas.

 

 

Confira a nova organização: 

Módulo I - Conhecimentos gerais

Módulo II - Panorama mundial

Módulo III - Sanções, terrorismo e seu financiamento

Módulo IV - Pessoas expostas politicamente

Módulo V - Legislação nacional

Módulo VI - Regulamentação no Brasil

Módulo VII - Estudos de casos

 

O trabalho de atualização do exame de certificação será finalizado em junho. A próxima avaliação, agendada para 1º de agosto, já será aplicada no novo formato. Em função da epidemia do novo coronavírus, a prova marcada para 30 de maio foi cancelada. A avaliação é feita presencialmente, na sede do IPLD em São Paulo. 

 

Não é preciso ser da área financeira para obter a certificação CPLD-FT. Profissionais que atuam nas áreas de PLD-FT dos mais diversos setores econômicos podem fazer o exame. Tirar a certificação, válida por 3 anos, é um diferencial competitivo relevante para a carreira, pois evidencia o preparo e conhecimento do profissional sobre o tema. 

 

Uma vantagem oferecida pelo IPLD é a possibilidade de o candidato fazer o pagamento parcelado no cartão de crédito. 

 

A agenda de exames para 2020 está assim:

1º de agosto - 9h às 12h

26 de setembro - 9h às 12h

28 de novembro - 9h às 12h

 

 

Altair Nascimento

Altair Nascimento

Coordenador da Comissão de Certificação. Formado em Economia, com pós-graduação em Controladoria e MBA em Gestão Financeira e Riscos. Atua há mais de 28 anos no setor financeiro, com passagem por instituições de pequeno, médio e grande portes nas Áreas de PLD/FT, Compliance, Auditoria Interna, Câmbio e Treinamento.