06/09/2021

Cadastro para clientes do mercado financeiro será mais rígido no país

06/09/2021

Cadastro para clientes do mercado financeiro será mais rígido no país

A Comissão de Valores Mobiliários vai redobrar os cuidados na hora de identificar e cadastrar os clientes no mercado financeiro.

Serão solicitadas informações adicionais e ainda deverão ser indicados os beneficiários finais das operações. A CVM também decidiu intensificar o monitoramento dessas operações desde a comunicação, registro e manutenção de arquivos.

Essas medidas foram publicadas nesta quinta-feira (02) no Diário Oficial da União e pretendem coibir práticas criminosas como as chamadas pirâmides financeiras, lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo. Como explica Bernardo Mota, presidente do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. Segundo ele, um dos novos objetivos é combater a proliferação de armas de destruição de massas e deixar mais específico que o termo “endereço” se refere “ao local de sua residência”.  Só nesta semana, são oito novas resoluções atualizadas e publicadas.

O mercado de valores mobiliários é o segmento do sistema financeiro que viabiliza a transferência de recursos de maneira direta entre os agentes econômicos. As operações envolvem, por exemplo, ações, quotas de fundos de investimento e debêntures, que são valores mobiliários que representam dívidas de médio e longo prazos de Sociedades Anônimas. 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br