06/02/2019

Com lotação máxima, o IPLD realizou mais uma palestra

06/02/2019

 

ipld_palestra_lavagem_dinheiro

 

Na terça-feira (05/02/2019), o delegado de Polícia Federal aposentado, consultor e professor, Honazi Farias, realizou uma palestra, com lotação máxima, na sede do IPLD, com o tema: Investigações de Lavagem de Dinheiro – Análises e Estudo de Casos.

 

ipld_palestra_honazi_farias

 

Durante o encontro, Honazi Farias indicou pontos relevantes como o fato do crime de lavagem de dinheiro ser precedido por um ou mais crimes antecedentes, sendo necessário, em uma investigação criminal, haver a vinculação do crime de lavagem de capitais com os delitos que o precederam.

 

Também apresentou o método utilizado em uma investigação criminal para a vinculação do crime de lavagem de dinheiro com os crimes antecedentes. Além disso, afirmou que uma investigação criminal sobre lavagem de dinheiro desenvolvida pela PF, Polícia Civil e Ministérios Públicos Estaduais e Federais, pode ter como ponto de partida um ou mais Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) produzidos pelo Coaf.

 

ipld_palestra_investigacoes

 

Discorreu também sobre as ferramentas empregadas em uma investigação criminal sobre lavagem de dinheiro e os respectivos crimes a ela vinculados: a) delator; b) mecanismos de informática (redes sociais, e-mail, etc.); c) telemática (whatsapp); d) busca e apreensão; e) agente infiltrado.

 

 

Não conseguiu participar desta palestra? Acompanhe nossa agenda e fique por dentro das próximas ações.