24/11/2020

Criminosos lavam dinheiro de ajuda ao coronavírus por meio do Venmo, Cash App, Paypal e outros aplicativos

24/11/2020

 

O Serviço Secreto do Governo Americano está com 700 investigações pendentes relacionadas ao Programa de Proteção ao Salário e ao Programa de Alívio ao Seguro Desemprego. Em um número crescente de casos, os suspeitos usaram aplicativos de pagamento para movimentar o dinheiro roubado.

Segundo as autoridades, os criminosos estão lavando fundos obtidos ilegalmente de ações de ajuda para a Covid-19 por meio dos aplicativos mais populares para enviar e receber dinheiro legalmente. Cash App, Venmo, Zelle e PayPal se tornaram portais para movimentar dinheiro facilmente, tornando as transações mais difíceis de rastrear.

 

“Eu nunca vi, em meus 28 anos de experiência, a quantidade de fraude que vi atualmente”, disse Roy Dotson, assistente do agente especial responsável pelo Serviço Secreto, à CNBC. Dotson disse que os fraudadores encontram as chamadas “mulas de dinheiro” para depositar fundos nos aplicativos e, em seguida, transferi-los de uma conta para a outra em um esforço para ocultar a origem dos fundos. Ele descreveu o volume de fraude como “inevitável” com base no tamanho do programa.

 

Este vídeo explica como ocorre a lavagem de dinheiro:

 

 

Saiba mais sobre a tipologia Mulas de Dinheiro em tempo de COVID-19

 

Tradução IPLD

Confira a reportagem completa aqui: 

https://www-nbcnews-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.nbcnews.com/news/amp/rcna180