25/10/2021

Gafi aprova atualização da Abordagem Baseada em Risco para ativos virtuais e provedores de serviços na área

25/10/2021

Delegados participantes da 3ª Plenária trabalharam em uma agenda completa que visa a fortalecer salvaguardas globais e detectar, prevenir e interromper fluxos financeiros que alimentam a lavagem de dinheiro

Representantes dos 206 membros da Rede Global do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi) divulgaram uma orientação atualizada da Abordagem Baseada em Risco para ativos virtuais e provedores de serviços de ativos virtuais, bem como um relatório final sobre os resultados da pesquisa sobre a implementação dos Padrões do Gafi em pagamentos transfronteiriços. Esses avanços resultaram da 3ª Reunião Plenária do Gafi Ano 32, realizada de 19 a 21 de outubro, em Paris.

Durante o encontro, que contou com a presença de integrantes das organizações internacionais observadoras, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), as Nações Unidas e o Banco Mundial (Bird), os delegados do Gafi finalizaram também um relatório, para funcionários do governo, focado na transformação digital de PLD/CFT para agências operacionais. A Plenária discutiu ainda a evolução da situação no Afeganistão e emitiu uma declaração sobre o assunto e sobre os riscos associados ao financiamento do ISIL, Al-Qaeda e Afiliados. 

Agenda completa 

Os delegados participantes trabalharam em uma agenda completa que visa a fortalecer as salvaguardas globais e detectar, prevenir e interromper os fluxos financeiros que alimentam a lavagem de dinheiro, seus delitos antecedentes, além do terrorismo e seu financiamento. Devido à atual pandemia de Covid-19, a Plenária se reuniu por meio híbrido, sendo permitido um número restrito de delegados em forma presencial, enquanto os demais membros das delegações se conectaram virtualmente. Após cinco eventos plenários virtuais, esta foi a primeira plenária em formato híbrido. 

A delegação brasileira, coordenada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), contou com a participação de um representante presencial e teve a participação de representantes, em meio virtual, de mais de uma dezena de instituições nacionais, incluindo órgãos do Poder Executivo, órgãos supervisores e órgãos de controle, investigação e persecução (além do Coaf, Banco Central, CVM, Ministério das Relações Exteriores, Susep, Abin, Ministério da Justiça, Receita, AGU, DPF e MPF). 

Veja neste link o resumo das principais iniciativas tomadas na 3ª Reunião Plenária do Gafi. 

Fonte: Coaf