IPLD debate técnicas de modelagem e analytics para programas de PLD-FT

Disponibilizado em 30/10/2019

A palestra "Como o uso das técnicas de modelagem e analytics podem contribuir para eficiência de um programa de PLD-FT" aconteceu dia 29 de outubro, na sede do IPLD, em São Paulo, com Mateus Polizeli.

Polizeli começou falando sobre casos famosos do uso inteligência artificial no mundo, como quando o russo Garry Kasparov ganhou um jogo de xadrez do Deep Blue, o supercomputador da IBM, em 1996. Contudo, a empresa aperfeiçoou a máquina e o supercomputador venceu a revanche contra o russo no ano seguinte.

Citou, ainda, o caso do voo 447, da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, na rota Rio de Janeiro-Paris. A busca pela caixa preta só foi concluída após a aplicação de metodologias estatísticas, como inferência bayesiana, para determinar a localização do objeto. Segundo ele, se a análise de dados possibilitou encontrar uma caixa preta no meio do oceano, pode fazer muito mais pela prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Polizeli disse que, segundo pesquisas recentes, inteligência artificial e machine learning vieram para apoiar na tomada de decisões mais rápidas e assertivas nos programas de PLD-FT, e não para substituir funcionários especializados da área. Ele explicou que por trás dessas tecnologias há profissionais experientes envolvidos no desenvolmento e implementação dos algortimos.

Mostrou exemplos práticos de situações onde há oportunidade de redução de falsos positivos e falou que é preciso ter uma contínua atualização dos modelos e algoritmos para manutenção de sua performance. Apresentou exemplos de classificações e pontuações que ajudam a separar os clientes e a descobrir anomalias. Falou também sobre a importância do uso de analytics na abordagem baseada em risco. Ressaltou ainda que a eficiência de um programa de PLD-FT também depende de outros fatores, como bons times nas áreas de governança, operações e MIS (Management Information System).

Polizeli finalizou aconselhando que os profissionais da área estejam próximos da academia, acompanhando pesquisas e indo a congressos, além de  buscar novidades, acreditar em novas soluções e compartilhar suas descobertas.


Sorteio

No final da palestra, em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção à Lavagem de Dinheiro, houve sorteio de um Exame de Certificação Profissional em PLD-FT, a CPLD-FT. Trata-se de uma referência nacional de excelência, pois é a primeira certificação que contempla, em seu conteúdo programático, aspectos específicos sobre a legislação e regulamentação brasileiras de prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo.
 
 
 

Leia mais aqui.