13/05/2021

Lira extingue grupo de trabalho que reformularia lei de lavagem de dinheiro

13/05/2021

Lira extingue grupo de trabalho que reformularia lei de lavagem de dinheiro

Grupo não chegou a apresentar um relatório final e, segundo integrantes, mal chegou a se reunir este ano por conflitos de agenda

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), extinguiu nesta terça-feira o grupo de trabalho formado por seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir uma reforma na lei de lavagem de dinheiro. O grupo não chegou a apresentar um relatório final e, segundo integrantes, mal chegou a se reunir este ano por conflitos de agenda.

Maia criou o grupo de trabalho em agosto de 2020, o que causou polêmica por tratar de mudanças na lei de lavagem de capitais, crime pelo qual vários parlamentares são investigados por conta de denúncias da operação Lava-Jato. As críticas levaram a um “inchamento” do colegiado, com a indicação de mais promotores, juízes e advogados.

Segundo um dos integrantes do grupo, esse inchamento acabou por dificultar os debates e gerar dificuldades de encontrar uma agenda em que tantas autoridades conseguiriam participar. Além disso, parte dos advogados acusava os promotores do Ministério Público de “vazarem” para a imprensa, em tom escandaloso, o que era debatido.

Fonte: Valor