Moro participa da Segunda Reunião Plenária do GAFI/FATF

Reunião do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo acontece em Paris

Disponibilizado em 19/02/2019

9/02/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participa, de 20 até o dia 22 de fevereiro, da Segunda Reunião Plenária do mandato XXX do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo – GAFI/FATF que acontece em Paris, França.

As discussões são acompanhadas pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e pelo Departamento de Polícia Federal.

O ministro Sergio Moro estará acompanhado pela Diretora do DRCI, Érika Marena, pelo Delegado Márcio Adriano Anselmo, Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e por Bernardo Mota, chefe de assuntos internacionais do COAF, que representa o presidente do conselho Roberto Leonel.

O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF), criado em 1989, é uma organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Periodicamente, o GAFI realiza avaliação dos países membros acerca da implementação de medidas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O Brasil é membro tanto do GAFI quanto do GAFILAT, Grupo de Ação Financeira da América-Latina (GAFILAT), órgão regional no estilo do GAFI/FATF, cujo propósito é estimular seus membros a combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo na região, por meio do compromisso de melhorar permanentemente as políticas nacionais e os mecanismos de cooperação internacional entre países membros na América-Latina.

Confira a agenda de compromissos do Ministro Sergio Moro:

 

Fonte:
Ministério da Justiça e Segurança Pública
http://justica.gov.br/news/collective-nitf-content-1550615250.04