18/04/2022

O Coaf não veste Prada

18/04/2022

VSP

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) decidiu multar em quase 120 mil reais os representantes brasileiros da marca de luxo Prada. A sanção foi determinada porque a empresa deixou de informar às autoridades vendas acima de 30 mil reais. As multas foram impostas à empresa e a um dos sócios da marca no país.

Vendas nesse valor são comuns nas lojas da Prada. No site da empresa, um kit com três camisetas brancas de algodão, sem estampas, sai por quase 5 mil reais. E esse é um dos itens mais baratos. O problema do Coaf não é com o valor em si, mas o uso potencial de operações de lavagem em lojas de luxo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (segunda). Segundo o Coaf, a Prada deixou de realizar o devido cadastro de clientes em operações de venda que totalizaram 5,6 milhões de reais. A empresa foi multada em 56 mil reais pela falta de cadastro e em outros 38 mil reais por não informar as autoridades sobre as movimentações dos clientes nas lojas da empresa.

Um dos sócios, Marcelo Noschese, também recebeu multas que chegam a quase 25 mil reais, pelas mesmas irregularidades. O outro sócio, Jobelino Vitoriano Locateli, teve a punição extinta – ele morreu em outubro de 2021.

A empresa pode recorrer, mas deve antes recolher os valores, que ficarão depositados em juízo, até que a decisão final seja tomada.

Os representantes da empresa não foram encontrados para comentar a decisão do Coaf.

Fonte: obastidor.com.br