09/07/2018

Odebrecht pagará multa de R$2,77 bi em acordo de leniência, diz ministra da AGU

09/07/2018

A Odebrecht irá pagar um multa de R$ 2,77 bilhõescomo parte do acordo de leniência firmado com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), afirmou nesta segunda-feira a ministra-chefe da AGU, Grace Mendonça, a jornalistas.

 

A cobrança, por desvios de recursos da União e de empresas estatais federais, no entanto, será paga em parcelas anuais, ao longo de 22 anos. Segundo a ministra, como o valor será ajustado ao longo do período pela taxa Selic, a estimativa é que o montante chegue a 6,8 bilhões de reais.

A Odebrecht já tinha firmado no ano passado um acordo de leniência com o Ministério Público Federal no qual se comprometeu a pagar uma indenização bilionária em razão de prejuízos causados à Petrobras.

 

Em tese, o novo acordo de leniência firmado pela empresa com AGU e CGU deixa a Odebrecht com maior proteção jurídica para não ser processada por eventuais irregularidades descobertas nos recentes escândalos de corrupção.

 

Na semana passada, a Petrobras informou que sua diretoria executiva aprovou a celebração de termo de compromisso com a Odebrecht que poderá permitir o levantamento do bloqueio cautelar contra empresas do grupo vigente desde 29 de dezembro de 2014.