- Qual foi a motivação para a criação do Instituto?
A motivação surgiu da necessidade de representação e valorização dos profissionais que atuam com as atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
- Ele é uma entidade privada?
Trata-se de entidade privada, sem fins lucrativos.
- Qual a finalidade do Instituto?
Fundado em agosto de 2017 com o apoio de agentes dos mercados financeiro, de capitais e segurador, além de membros da Administração Pública atuantes na área de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e do terrorismo e seu financiamento, o IPLD terá como principais objetivos a representação e a permanente valorização dos profissionais que se dedicam às atividades de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo (PLD-FT).
Essas premissas serão alcançadas através do fomento, da união e da articulação dos conhecimentos e expertises dos associados, além da sinergia entre o setor privado e o setor público, o que contribuirá de forma efetiva para o constante aperfeiçoamento e êxito das atividades dos profissionais de PLD-FT.
- Como acontecerá o recrutamento para a formação das diretorias do IPLD?
O recrutamento para a ocupação da presidência e das diretorias contará com o seguinte processo:
No evento de pré-lançamento, ocorrido em 20/06, foram abertas as autocandidaturas e indicações. Este processo permanece disponível no site do IPLD, até 30/06. Após a homologação das candidaturas, os profissionais da área poderão votar nos candidatos aos cargos, no período de 04/07 a 14/07.
- Quem pode se candidatar aos cargos do IPLD?
Profissionais das áreas de PLD-FT, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria Interna, Inspetoria e Jurídico dos mercados financeiro, segurador e de capitais.
- Cargos disponíveis para indicação e ou candidatura
O IPLD contará com seis cargos administrativos. São eles: Presidência; Vice Presidência; Diretoria Especialista; Diretoria Educacional e de Certificação Profissional; Diretoria de Comunicação e Eventos; e Diretoria de Administração e Finanças.
- Quais as principais funções do cargo de Presidente e Vice Presidente?
Presidir reuniões, representar os associados nas esferas do governo (Legislativo, Executivo e Judiciário) e perante entidades representativas de outras categorias profissionais e setores empresariais; representar o IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover a aproximação e o estabelecimento de relações com entidades afins.
- Quais as principais funções do cargo de Diretor de especialista?
Compor as comissões técnicas e as diretrizes gerais de atuação de cada uma delas; aprovar a criação de grupos de trabalho e as proposições apresentadas pelas comissões técnicas; submeter à Presidência as propostas que envolvam demandas junto a autarquias ou qualquer outro órgão representativo dos poderes constituídos.
- Quais as principais funções do cargo de Diretor Educacional e de Certificação Profissional?
Coordenar a criação de programas de capacitação e de reciclagem profissional; desenvolver e coordenar a aplicação do exame de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT); tornar o CPLD-FT um pré-requisito para os profissionais que atuam ou desejam atuar nas atividades de PLD-FT; prospectar profissionais capacitados para atuar no programa de certificação e de capacitação.
- Quais as principais funções do cargo de Diretor de Comunicação e Eventos?
Atuar, em conjunto com a Presidência ou em substituição ao seu titular, na representação do IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover palestras, workshops, fóruns de debate e seminários aos associados e a contínua expansão das atividades do IPLD.
- Quais as principais funções do cargo de Diretor de Administração e Finanças?
Subsidiar as atividades do Conselho Fiscal; coordenar a gestão contábil, financeira a administração geral do Instituto; coordenar os registros, atos, contratos e documentos atinentes ao exercício do objeto social do IPLD; planejar, promover, acompanhar, coordenar e avaliar as atividades de administração geral do Instituto.
- Quem pode votar?
Qualquer profissional dos mercados financeiro, segurador e de capitais, independente da área em que atuam.
- O que são as comissões técnicas do IPLD?
As comissões técnicas, efetivas e temporárias, são grupos formados por associados ao IPLD que, voluntariamente, contribuem para a qualidade e aprofundamento das discussões realizadas pela Academia. Cada comissão será composta por, no mínimo, três membros especialistas no assunto em debate e, eventualmente, poderá contar com convidados externos.
- Quais serão os Programas de capacitação? Quando começam a funcionar?
O IPLD está trabalhando no desenvolvimento da Certificação Profissional para que seja lançada em setembro de 2017. Após a constituição das Diretorias, os demais programas de capacitação serão trabalhados e amplamente divulgados para os profissionais da área.
- O que são os acordos de cooperação nacionais e internacionais?
Tendo em vista que o Instituto é uma entidade representativa dos profissionais atuantes nas atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, a ideia inicial é que o Instituto possa promover e/ou participar de grupos de debates dentro e fora do Brasil.