Quem somos _

Fundado em 2017, o Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), possui como objetivos ser um centro de estudos, debates, cursos, formação e capacitação a pessoas que atuem ou se interessem pelas temáticas da Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLD-FT), de forma a contribuir para o desenvolvimento de profissionais, estudantes ou pessoas jurídicas e demais organizações.

Para isso, o instituto organiza e coordena grupos de estudos, desenvolver e aplica certificações de PLD-FT; promove a aproximação, cooperação e estabelecimento de relações entres os setores público e privado ligados ao tema; organiza e estimula encontros, networking, cursos, palestras, congressos ou atividades correlatas com vistas ao fomento do estudo e prática de PLD-FT.

O IPLD também desenvolve ações para promover pesquisas, desenvolver e publicar material técnico sobre PLD-FT; promove meios para a capacitação de profissionais que atuem ou se interessem por esse tema, além de estimular o estudo, aprimoramento e parcerias para a adoção de medidas de PLD-FT.

Mais sobre a IPLD _

Ser referência no âmbito nacional, em formação, conhecimento, excelência e boas práticas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Fomentar conhecimento de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo para seus associados, para os profissionais da área e para a sociedade.

Legalidade,
cooperação,
transparência e
idoneidade.

Política de Qualidade <span style="color: #63b66e;">_</span>

Política de Qualidade _

Política de Qualidade _

Produzir conhecimentos na área da prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo para os profissionais atuantes na referida área, para a sociedade e associados, objetivando a melhoria contínua dos serviços prestados e a satisfação dos clientes.

Parceiros que mudam tudo _

Rede de livrarias, fundada há mais de 70 anos por Eva Herz. Hoje é referência nacional com 18 lojas distribuídas pelo Brasil (em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre).

Oferece um espaço multimídia, além de extenso acervo, juntamente com teatros, auditórios, cafés e eventos gratuitos.

Espaço de saúde e beleza, localizado na Vila Formosa, em São Paulo (SP). O local oferece serviços de massagem, acupuntura, auriculoterapia, entre outros serviços.

Diretoria Institucional _

Conheça a equipe de diretores do IPLD

Bernardo Antônio Machado Mota

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Manuel <br>Bermejo Fletes

Manuel
Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Pedro<br> Simões

Pedro
Simões

Diretor Educacional

Edgard Rodrigues <br>Rocha Junior

Edgard Rodrigues
Rocha Junior

Vice Presidente

Altair <br>Nascimento

Altair
Nascimento

Diretor de Certificações

Bernardo Antônio Machado Mota

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Vice Presidente

Manuel Bermejo Fletes

Manuel Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Altair Nascimento

Altair Nascimento

Diretor de Certificações

Pedro Simões

Pedro Simões

Diretor Educacional

Superintendência Administrativa _

Ândria
Schultz

Diretora de Commerce

Edgard
Rocha

Diretor Jurídico
.

Jéssica
Oliveira

Dir. Administrativo
e Financeiro

Michel
Marcondes

Diretor de
Marketing

Ândria
Schultz

Diretora de Commerce

Edgard Rocha

Diretor Jurídico

Jéssica Oliveira

Dir. Administrativo e Financeiro

Michel Marcondes

Diretor de Marketing

Conselheiros _

Sandra
Madza Buck

Joaquim da
Cunha Neto

Bernardo Antônio
Machado Mota

Edgard Rodrigues
Rocha Junior

Documentos _

FAQ _

A motivação surgirá da necessidade de representação e valorização dos profissionais que atuam com as atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Trata-se de entidade privada, sem fins lucrativos.

Fundado em agosto de 2017 com o apoio de agentes dos mercados financeiro, de capitais e segurador, além de membros da Administração Pública atuantes na área de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e do terrorismo e seu financiamento, o IPLD terá como principais objetivos a representação e a permanente valorização dos profissionais que se dedicam às atividades de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo (PLD-FT).

Essas premissas serão alcançadas através do fomento, da união e da articulação dos conhecimentos e expertises dos associados, além da sinergia entre o setor privado e o setor público, o que contribuirá de forma efetiva para o constante aperfeiçoamento e êxito das atividades dos profissionais de PLD-FT.

O recrutamento para a ocupação da presidência e das diretorias contará com o seguinte processo:

No evento de pré-lançamento, ocorrido em 20/06, foram abertas as autocandidaturas e indicações. Este processo permanece disponível no site do IPLD, até 30/06. Após a homologação das candidaturas, os profissionais da área poderão votar nos candidatos aos cargos, no período de 04/07 a 14/07.

Profissionais das áreas de PLD-FT, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria Interna, Inspetoria e Jurídico dos mercados financeiro, segurador e de capitais.

O IPLD contará com seis cargos administrativos. São eles: Presidência; Vice Presidência; Diretoria Especialista; Diretoria Educacional e de Certificação Profissional; Diretoria de Comunicação e Eventos; e Diretoria de Administração e Finanças.

Presidir reuniões, representar os associados nas esferas do governo (Legislativo, Executivo e Judiciário) e perante entidades representativas de outras categorias profissionais e setores empresariais; representar o IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover a aproximação e o estabelecimento de relações com entidades afins.

Compor as comissões técnicas e as diretrizes gerais de atuação de cada uma delas; aprovar a criação de grupos de trabalho e as proposições apresentadas pelas comissões técnicas; submeter à Presidência as propostas que envolvam demandas junto a autarquias ou qualquer outro órgão representativo dos poderes constituídos.

Coordenar a criação de programas de capacitação e de reciclagem profissional; desenvolver e coordenar a aplicação do exame de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT); tornar o CPLD-FT um pré-requisito para os profissionais que atuam ou desejam atuar nas atividades de PLD-FT; prospectar profissionais capacitados para atuar no programa de certificação e de capacitação.

Atuar, em conjunto com a Presidência ou em substituição ao seu titular, na representação do IPLD em eventos e junto aos órgãos de imprensa; promover palestras, workshops, fóruns de debate e seminários aos associados e a contínua expansão das atividades do IPLD.

Subsidiar as atividades do Conselho Fiscal; coordenar a gestão contábil, financeira a administração geral do Instituto; coordenar os registros, atos, contratos e documentos atinentes ao exercício do objeto social do IPLD; planejar, promover, acompanhar, coordenar e avaliar as atividades de administração geral do Instituto.

Qualquer profissional dos mercados financeiro, segurador e de capitais, independente da área em que atuam.

As comissões técnicas, efetivas e temporárias, são grupos formados por associados ao IPLD que, voluntariamente, contribuem para a qualidade e aprofundamento das discussões realizadas pela Academia. Cada comissão será composta por, no mínimo, três membros especialistas no assunto em debate e, eventualmente, poderá contar com convidados externos.

O IPLD está trabalhando no desenvolvimento da Certificação Profissional para que seja lançada em setembro de 2017. Após a constituição das Diretorias, os demais programas de capacitação serão trabalhados e amplamente divulgados para os profissionais da área.

Tendo em vista que o Instituto é uma entidade representativa dos profissionais atuantes nas atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, a ideia inicial é que o Instituto possa promover e/ou participar de grupos de debates dentro e fora do Brasil.

A motivação surgirá da necessidade de representação e valorização dos profissionais que atuam com as atividades de prevenção aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Especialista internacional com mais de 20 anos de experiência em prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, com profundo conhecimento nas Recomendações do GAFI e outros padrões internacionais e forte atuação em negociações internacionais e chefiando delegações em organizações internacionais ALD/CFT. Perito avaliador certificado em avaliações de diversos países, com atuação no assessoramento e assistência técnica a governos e ao setor privado.

Atuou como consultor externo do FMI, Banco Mundial, UNODC, OEA, GAFI, GAFILAT, Grupo de Egmont, dentre outros. Chefe da delegação brasileira junto ao GAFI e GAFILAT. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Assistência Técnica e Treinamento do Grupo de Egmont e Coordenador do Grupo de Trabalho para a Avaliação Nacional de Risco do Brasil, criado pelo Decreto 10.270/2020. É atualmente Diretor de Commerce Global da AML Risco Reputacional, sócio fundador da Ágama Business Training. Ministra palestras, aulas e cursos de treinamento sobre LD/FT.

Manuel Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, gerenciando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais.

Pedro Simões

Diretor Educacional

Especializado na defesa de clientes em causas de direito penal econômico. Possui experiência na atuação de casos de crimes financeiros e contra o mercado de capitais, crimes contra a administração pública, crimes tributários e contra o meio ambiente. Possui também larga experiência em compliance, atuando nos interesses de companhias nacionais e estrangeiras, na estruturação de programas de compliance de prevenção à lavagem de capitais, de prevenção à corrupção e a fraudes privadas e de gestão de dados pessoais. Coordenou algumas das maiores investigações internas na Operação Lava Jato e em outros casos de destaque. Já atuou em investigações e due diligences nacionais e internacionais nas indústrias de Óleo e Gás, Educação, Life Sciences, Mercado de Luxo, Mercado das Artes e Construção Civil.

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Vice-Presidente

Advogado graduado pela Universidade Estadual de Londrina e com intercâmbio acadêmico pela University of Delaware (EUA). Mestrando em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É Diretor Jurídico da AML Risco Reputacional e sócio do escritório Rocha Teider Advocacia. Possui experiência na implementação de Programas de PLD-FT e Compliance em grandes empresas nacionais e estrangeiras.

Altair Nascimento

Diretor de Certificações

Bacharel em Economia com Especialização em Controladoria e MBA em Gestão Financeira e Riscos. Possui mais de 27 anos de atuação no setor financeiro. É membro certificado pela ACAMS – Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists e professor do curso MBA em Gestão de Riscos e Compliance da FECAP.