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Quem somos _

Fundado em 2017, o Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), possui como objetivos ser um centro de estudos, debates, cursos, formação e capacitação a pessoas que atuem ou se interessem pelas temáticas da Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PLD-FTP), de forma a contribuir para o desenvolvimento de profissionais, estudantes ou pessoas jurídicas e demais organizações.

Para isso, o instituto organiza e coordena grupos de estudos, desenvolver e aplica certificações de PLD-FTP; promove a aproximação, cooperação e estabelecimento de relações entres os setores público e privado ligados ao tema; organiza e estimula encontros, networking, cursos, palestras, congressos ou atividades correlatas com vistas ao fomento do estudo e prática de PLD-FTP.

O IPLD também desenvolve ações para promover pesquisas, desenvolver e publicar material técnico sobre PLD-FTP; promove meios para a capacitação de profissionais que atuem ou se interessem por esse tema, além de estimular o estudo, aprimoramento e parcerias para a adoção de medidas de PLD-FTP.

Mais sobre o IPLD _

Ser referência no âmbito nacional em formação, conhecimento e boas práticas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Fomentar conhecimento de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo para seus associados, para os profissionais da área, para pessoas obrigadas e para a sociedade.

Legalidade,
cooperação,
transparência e
idoneidade.

Política de Qualidade <span style="color: #63b66e;">_</span>

Política de Qualidade _

Política de Qualidade _

Produzir conhecimentos na área da prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo para os profissionais atuantes na referida área, para a sociedade e associados, objetivando a melhoria contínua dos serviços prestados e a satisfação dos clientes.

Parceiros que mudam tudo _

Rede de livrarias, fundada há mais de 70 anos por Eva Herz. Hoje é referência nacional com 18 lojas distribuídas pelo Brasil (em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre).

Oferece um espaço multimídia, além de extenso acervo, juntamente com teatros, auditórios, cafés e eventos gratuitos.

Espaço de saúde e beleza, localizado na Vila Formosa, em São Paulo (SP). O local oferece serviços de massagem, acupuntura, auriculoterapia, entre outros serviços.

Diretoria Institucional _

Conheça a equipe de diretores do IPLD

Bernardo Antônio Machado Mota

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Manuel <br>Bermejo Fletes

Manuel
Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Pedro<br> Simões

Pedro
Simões

Diretor Educacional

Edgard Rodrigues <br>Rocha Junior

Edgard Rodrigues
Rocha Junior

Vice Presidente

Altair <br>Nascimento

Altair
Nascimento

Diretor de Certificações

Bernardo Antônio Machado Mota

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Vice Presidente

Manuel Bermejo Fletes

Manuel Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Altair Nascimento

Altair Nascimento

Diretor de Certificações

Pedro Simões

Pedro Simões

Diretor Educacional

Superintendência Administrativa _

Ândria
Schultz

Diretora de Commerce

Edgard
Rocha

Diretor Jurídico
.

Jéssica
Oliveira

Dir. Administrativo
e Financeiro

Ândria
Schultz

Diretora de Commerce

Edgard Rocha

Diretor Jurídico

Jéssica Oliveira

Dir. Administrativo e Financeiro

Conselheiros _

Sandra
Madza Buck

Joaquim da
Cunha Neto

Bernardo Antônio
Machado Mota

Edgard Rodrigues
Rocha Junior

Documentos _

FAQ _

A motivação surgiu da necessidade de se criar um ambiente de discussão com diversos profissionais sobre a temática da prevenção à lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.
Trata-se de uma associação de natureza cultural e de âmbito nacional, sem fins lucrativos.

Fundado em agosto de 2017, com o apoio de agentes dos mercados financeiro, de capitais e segurador, além de membros da Administração Pública atuantes na área de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e ao terrorismo e seu financiamento (PLD-FT), o IPLD tem como
objetivo ser um espaço de discussão e troca de informações e experiências sobre essas temáticas.

Isso é possível por meio do fomento, da união e da articulação dos conhecimentos e expertises dos profissionais, além da sinergia entre o setor
privado e o setor público, o que contribuirá de forma efetiva para o constante aperfeiçoamento e êxito do setor de PLD-FT.

A Diretoria Institucional será eleita pela Assembleia Geral (órgão máximo e soberano do IPLD), com mandato de 2 (dois) anos, sendo constituída, no mínimo, pelos seguintes cargos:I) Presidente;
II) Vice-Presidente;
III) Diretor de Certificações
IV) Diretor Especialista
V) Diretor Educacional

Servidores públicos, profissionais das áreas de PLD-FTP, Governança, Riscos, Compliance, Controles Internos, Auditoria Interna, Inspetoria e Jurídico dos mercados financeiro, segurador e de capitais.

O IPLD contará com cinco cargos administrativos. São eles: Presidência; Vice Presidência; Diretoria Especialista; Diretoria Educacional e Diretor de Certificações.

Presidente: Representar o IPLD em juízo ou fora dele para fins de cumprir com os objetivos sociais do Instituto; Delegar, na sua falta ou na falta dos membros da Diretoria Institucional, qualquer membro do Conselho Administrativo ou associado a representação do IPLD em solenidades;
Convocar e presidir as Assembleias Ordinárias e Extraordinárias, na forma deste Estatuto; Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Institucional, entre outras funções.

Vice-presidente: Substituir legalmente o Presidente, em suas faltas e impedimentos, assumindo o cargo em caso de vacância; Representar e Conduzir projetos do instituto designados pelo presidente – e em comum acordo entre as partes – no intuito de fomentar conhecimento, ampliar seu escopo de atuação e buscar novas possibilidades para o instituto dentro de seu propósito.

As principais funções são: Estabelecer as diretrizes gerais e a composição de comissões técnicas, bem como presidir as respectivas atividades; aprovar a criação de grupos de trabalho e corroborar os resultados e as proposições apresentadas; Desenvolver e apresentar e executar estratégias de produção de conteúdo de relevância, análises, pareceres e artigos especializados sobre PLD-FT que contribuam para os profissionais dos setores público e privado que atuam com o tema; Analisar o efeito das estratégias gerais das empresas e instituições dos setores obrigados, em iniciativas do instituto para alinhar metas e visões; Suportar divulgações de produtos, atividades e conteúdo do instituto, entre outras.
Estruturar os programas de formação, capacitação e avaliação de empresas e indivíduos associados, bem como de terceiros a quem o IPLD preste serviços, sempre com o intuito de atender aos objetivos sociais do IPLD; Coordenar a criação de programas de capacitação e de reciclagem profissional dos associados e demais agentes interessados; Coordenar as diretrizes pedagógicas de periódicos, livros, artigos e revistas que venham a ser publicados pelo IPLD; propor medidas de promoção educacional do IPLD com instituições de ensino; Coordenar a prospecção de profissionais capacitados para atuar como instrutores ou mentores nos referidos programas; Propor medidas de promoção educacional do IPLD com parceiros e atuar junto à sociedade civil para causas de promoção a temas relativos à Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.
Desenvolver exames de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD- FT), visando valorizar as atividades dos associados; Assegurar o nível de excelência dos exames de certificação; Tornar os exames de certificação referências no âmbito nacional e/ou internacional, em conformidade com exigências legais e regulatórias brasileiras e internacionais. Atualizar o banco de questões periodicamente, de forma que esteja sempre dentro do mais atual cenário de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLD-FT).
Opinar sobre estratégias e políticas do Instituto, trazidas pela Diretoria Institucional; Avaliar os resultados das ações postas em prática do IPLD; Manifestar-se a qualquer momento sobre a gestão da Diretoria Institucional; Dar parecer, quando julgar necessário e conveniente, sobre relatórios anuais; Convocar Assembleia Geral Extraordinária quando entender necessário; Deliberar sobre alienação de patrimônio móvel e imóvel do IPLD; Aprovar a estrutura da Administração, podendo, a qualquer tempo, criar, extinguir ou incorporar seções dessa estrutura; Elaborar o Regimento Interno do IPLD; entre outras funções.
Todo associado sendo ele pessoa física ou jurídica.
Tendo em vista que o Instituto é um espaço de debate dos profissionais atuantes nas atividades de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, tem-se como objetivo promover e/ou participar de grupos de debates dentro e fora do Brasil.
A motivação surgiu da necessidade de se criar um ambiente de discussão com diversos profissionais sobre a temática da prevenção à lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

Bernardo Antônio Machado Mota

Presidente

Especialista internacional com mais de 20 anos de experiência em prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, com profundo conhecimento nas Recomendações do GAFI e outros padrões internacionais e forte atuação em negociações internacionais e chefiando delegações em organizações internacionais ALD/CFT. Perito avaliador certificado em avaliações de diversos países, com atuação no assessoramento e assistência técnica a governos e ao setor privado. Laureado com Diploma de Mérito COAF (2022).

Atuou como consultor externo do FMI, Banco Mundial, UNODC, OEA, GAFI, GAFILAT, Grupo de Egmont, dentre outros. Chefe da delegação brasileira junto ao GAFI e GAFILAT. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Assistência Técnica e Treinamento do Grupo de Egmont e Coordenador do Grupo de Trabalho para a Avaliação Nacional de Risco do Brasil, criado pelo Decreto 10.270/2020. É atualmente Diretor de Commerce Global da AML Risco Reputacional, sócio fundador da Ágama Business Training. Ministra palestras, aulas e cursos de treinamento sobre LD/FT.

Manuel Bermejo Fletes

Diretor Especialista

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, gerenciando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais.

Pedro Simões

Diretor Educacional

Especializado na defesa de clientes em causas de direito penal econômico. Possui experiência na atuação de casos de crimes financeiros e contra o mercado de capitais, crimes contra a administração pública, crimes tributários e contra o meio ambiente. Possui também larga experiência em compliance, atuando nos interesses de companhias nacionais e estrangeiras, na estruturação de programas de compliance de prevenção à lavagem de capitais, de prevenção à corrupção e a fraudes privadas e de gestão de dados pessoais. Coordenou algumas das maiores investigações internas na Operação Lava Jato e em outros casos de destaque. Já atuou em investigações e due diligences nacionais e internacionais nas indústrias de Óleo e Gás, Educação, Life Sciences, Mercado de Luxo, Mercado das Artes e Construção Civil.

Edgard Rodrigues Rocha Junior

Vice-Presidente

Advogado graduado pela Universidade Estadual de Londrina e com intercâmbio acadêmico pela University of Delaware (EUA). Mestrando em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É Diretor Jurídico da AML Risco Reputacional e sócio do escritório Rocha Teider Advocacia. Possui experiência na implementação de Programas de PLD-FT e Compliance em grandes empresas nacionais e estrangeiras.

Altair Nascimento

Diretor de Certificações

Bacharel em Economia com Especialização em Controladoria e MBA em Gestão Financeira e Riscos. Possui mais de 27 anos de atuação no setor financeiro. É membro certificado pela ACAMS – Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists e professor do curso MBA em Gestão de Riscos e Compliance da FECAP.