02/03/2022

China agradece sanções da UE, bancos russos recorrem aos Cips

02/03/2022

moved_LYNXMPEI1601E_L 2

A rápida proibição imposta pelo Ocidente levou Moscou a buscar abrigo em outro lugar. Após o bloqueio do sistema de mensagens interbancárias, os bancos russos de fato abordaram o Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço (CIPS).

Desenvolvido pela China – principal parceiro do Kremlin – em 2015, o sistema de pagamentos CIPS é usado principalmente para liquidar créditos internacionais em yuan e comércio relacionado à Iniciativa do Cinturão e Rota da Seda, atuando como um sistema alternativo ao tradicional Swift criado em 1973, embora nãoseja ainda completamente independente.

O sistema permite que os bancos globais realizem transações internacionais diretamente em yuan onshore, em vez de através de bancos de compensação em centros offshore, e visa tornar a moeda de Pequim uma moeda de reserva global para todos os efeitos.

De acordo com o jornal estatal Jiefang Daily, o sistema chinês processou cerca de 80 trilhões de yuans (12,68 trilhões de dólares) em 2021, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, enquanto a empresa que opera a plataforma disse no final de janeiro que cerca de 1.280 instituições financeiras de 103 países e regiões conectados ao sistema.

Entre estes, há 30 bancos no Japão, 23 bancos na Rússia e 31 bancos em países africanos que recebem fundos em yuan por meio de projetos de infraestrutura sob a Iniciativa do Cinturão e Rota da Seda de Pequim. Além disso, bancos ocidentais como HSBC (NYSE:HSBC), Standard Chartered  (LON:STAN), Citigroup (NYSE:C) e BNP Paribas SA (PA:BNPP)  também decidiram usar o sistema de acordo com os dados da Qichacha.

Com a relação comercial entre Pequim e Moscou, que para 17,5% é regulada pelo yuan (de 3,1% em 2014), os bancos russos decidiram recorrer ao parceiro mais natural e desenvolver ainda mais seu sistema de pagamentos transfronteiriços SPSF, criado em 2014, mas usado principalmente por instituições nacionais.

Para se beneficiar mais dessa mudança para o leste estão as ações chinesas envolvidas no desenvolvimento dos Cips, como HyUnion Holding  e Shenzhen Forms Syntron Information.

De acordo com a Citic Securities, o primeiro banco comercial chinês, o aumento do uso dos Cips “poderia impulsionar a internacionalização do yuan e reduzir em certa medida a dependência da China e seus parceiros do sistema Swift”.

Por Alessandro Albano, publicado originalmente no Investing.com Itália

fonte: Investing.com