O terrorismo e seu financiamento

Entenda a estrutura dos grupos terroristas, seu funcionamento e financiamento

Disponibilizado em 04/05/2019


Série O terrorismo e seu financiamento: 02 - Definição de terrorismo

 

Por: Jorge Lasmar

 
Imagem

Financiamento do terrorismo possui caracteristicas específicas


 

É importante entender que, apesar de haverem semelhanças, a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo possuem importantes diferenças. Compreender essas nuances é essencial para implementar políticas eficazes de combate e prevenção ao financiamento do terrorismo. A lavagem de dinheiro pode ser entendida muito simplesmente como “qualquer ato ou tentativa de ocultar ou disfarçar a identidade de proventos obtidos ilegalmente, de modo que pareçam ser originados de fontes legais” (Interpol). 

O financiamento do terrorismo, por sua vez, pode ser entendido como “o financiamento de atos terroristas, terroristas e organizações terroristas” (GAFI). 

 

   
  "O financiamento do terrorismo, por sua vez, pode ser entendido como o "financiamento de atos terroristas" (Gafi)."  
   

 

 

Cumpre destacar que, apesar de em um primeiro momento esta definição parecer ser bastante simples e direta, na prática sua aplicação pode ser bastante complicada. Primeiro, a definição do que exatamente é um ‘ato terrorista’ ou de ‘quem é um terrorista’ já é, em si, um grande desafio.

 

Imagem

Terroristas não usam dinheiro apenas para financiar ataques

 

Em segundo lugar, quando falamos sobre o financiamento do terrorismo, quase imediatamente pensamos sobre o uso do dinheiro para financiar um ataque terrorista. Contudo, os terroristas não utilizam dinheiro para financiar apenas a sua atividade fim, isto é cometer ataques.

Estes grupos também necessitam sustentar seus custos organizacionais/individuais e tendem a financiar uma série de atividades não diretamente relacionadas com sua atividade fim. Por exemplo, é comum que grupos terroristas prestem serviços sociais para ganhar apoio de uma comunidade. 

 

 

Autor

Jorge Lasmar

Doutor pela London School of Economics, LSE, Inglaterra, e autor das obras “Passaporte para o Terror: Os Voluntários do Estado Islâmico” e “Perspectivas do Terrorismo Transnacional Contemporâneo”.